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Segurança dos dados pessoais: telefone profissional x telefone particular

Vivemos em um mundo conectado em que grande parte dos nossos problemas é resolvido por meio de pequenos aparelhos, os smartphones, conectados a internet. Por ele mantemos contato com nossos amigos, registramos momentos especiais e compartilhamos nas redes sociais, vemos notícias, buscamos informação, respondemos e-mails, falamos com clientes, pedimos o nosso jantar. Há uma infinidade de coisas que podemos fazer através desse aparelho, tanto no âmbito pessoal, como profissional.


Por isso, gostaria de fazer uma pergunta: Você conhece alguém que utiliza apenas uma linha móvel para uso geral? Alguém que possua apenas um telefone para tratar questões profissionais e, também, particulares?


Não, juro que não foi uma indireta para você, mas posso imaginar sua reação, pois a maioria das pessoas utilizam apenas uma linha para tudo. E, por conta disso, achei importante escrever este artigo.


Vamos lá.


O nosso smartphone se tornou muito mais valioso pelo que tem de informação nele do que o valor intrínseco do aparelho. Além de recebermos ligações, cada vez menos frequentes, como citei acima, utilizamos o nosso smartphone para tudo. Fazer compras em lojas virtuais, acessar o banco e serviços públicos, nos entreter com jogos, trocar mensagens, ver a carteira de vacinação e solicitar um delivery. Por conta disso, baixamos todo tipo de aplicativos (os apps).


E, dentre tantos apps, é possível que, em certo momento, a gente instale um aplicativo sem ter a real noção de sua finalidade, sem verificar se é confiável e prestar atenção a quais dados ele acessa no aparelho. Assim, muitas informações nossas ficam vulneráveis.


No smartphone também recebemos SMS, mensagens pelo Whatsapp, Telegram, Signal, Messenger e assim por diante. Nesses apps mantemos uma enorme lista de contatos salvos e qualquer pessoa que acesse indevidamente o nosso número, consegue obter acesso a todos os nossos contatos. Não é à toa que é muito comum golpes em que criminosos tentam hackear a conta de usuários de apps de mensagem.


Por conta de tudo isso, faço a seguinte pergunta: Será que vale a pena separar a sua linha de telefone particular da profissional?


Muito mais do que apenas uma situação embaraçosa, em que você envia, desatentamente, um meme para o cliente, misturar contatos e serviços profissionais e particulares, deixa suas informações pessoais mais vulneráveis.


Se você utiliza o seu número profissionalmente, é provável que ele esteja divulgado em site e redes sociais. Afinal, você precisa que seus clientes e prospects tenham acesso a seu contato. Porém, pessoas que buscam vulnerabilidades para explorar informações privilegiadas também tem acesso a seu número e, assim, podem utilizar estas informações para aplicar golpes.


No âmbito profissional, é provável ter nos smartphones dados pessoais de clientes e, dependendo do profissional, estes dados podem até mesmo ser sensíveis. Como é o caso de profissionais da área de saúde que, eventualmente, podem trocar mensagens contendo informações médicas e sigilosas com seus pacientes.


Sendo assim, uma sugestão é usar a linha mais conhecida para questões profissionais, tendo em vista que este número já deve ser conhecido por seus clientes. E, para tratar dos assuntos particulares, adquira uma nova linha e a utilize para manter seu vínculo com suas contas bancárias, lojas virtuais e serviços governamentais.


Outro ponto importante é, sempre que possível, manter as linhas em aparelhos separados. Assim, caso uma de suas contas seja hackeada, parte de suas informações estará em segurança.


Por fim, é imprescindível ter um serviço de antivírus e VPN pagos, serviços gratuitos ajudam, mas não cobrem todas as vulnerabilidades que seu smartphone está sujeito.


proteção de dados pessoais

Tendo em vista o aumento do risco que você está sujeito ao misturar questões pessoais e profissionais na mesma linha e smartphone, recomendo que pense seriamente em separar os dois assuntos mantendo uma linha e aparelho distinto para cada um. Principalmente, se você é um profissional que possui muitas informações pessoais de seus clientes e faz uso de aplicativos de mensagem, como WhatsApp, para trocar informações.


Além disso, tenha muito cuidado ao baixar aplicativos em seu aparelho. Utilize somente as lojas oficiais e verifique a data de lançamento. Quanto mais novo for o app, maior são as chances de um possível problema não ter sido identificado e publicado. Ainda, se a data de lançamento for muito antiga, há risco do desenvolvedor não oferecer mais suporte a eventuais bugs, deixando o app mais vulnerável a riscos de segurança. Veja também o número de downloads efetuado, leia os comentário e avaliações. E, por fim, leia atentamente todos os avisos e permissões antes de aceitá-las. Desconfie de aplicativos que solicitam acesso a itens que não tem relação com a sua finalidade.


Para blindar as ameaças digitais do seu aparelho, mantenha um antivírus pago e atualizado, principalmente, se você usa aplicativos bancários e guarda senhas no aparelho.


Criminosos estão sempre inovando na busca por vulnerabilidades de segurança para atacar suas vítimas. E, não estar conectado, não é mais uma opção para nós, por isso, busque forma de garantir a segurança dos seus dados e informações.

 

A Total Privacy é uma consultoria especializada em assessorar as organizações na implantação do plano de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Envie um e-mail para contato@totalprivacy.com.br e agende uma conversa com nossos consultores.

 

Julio Cesar Segantini

Consultor de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais da Total Privacy


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